Atendimento Casal

Casal – Relacionamento

Relacionar-se afetivamente com alguém é algo fundamental e saudável para o ser humano, porém, conviver e compartilhar a sua vida com uma outra pessoa de forma harmoniosa nem sempre é uma tarefa fácil e simples.

casalO relacionamento pode se desgastar com a rotina e o estresse da vida diária gerando brigas e desentendimentos. São situações difíceis que vão se tornando obstáculos podendo ocasionar numa distância afetiva entre o casal.Às vezes o relacionamento está num momento tão difícil e conturbado que a primeira decisão do casal é pela separação, pois não conseguem encontrar soluções diante de todo o estresse emocional que estão vivenciando. Neste momento a psicoterapia de casal pode ser uma ajuda eficaz para ambos compreenderem os problemas do relacionamento, resolvê-los juntos e serem felizes na vida a dois.

casalO objetivo da psicoterapia de casal é que os parceiros possam organizar um tempo para “olhar” e rever a relação com mais atenção e dedicação, repensando atitudes, comportamentos e dificuldades, alem disso, é o momento de enfrentar sentimentos muitas vezes difíceis de lidar.Quais os Principais Fatores Que Levam o Casal a uma crise?

 

Abaixo os problemas mais comuns entre o casal e que os motivam à busca pela terapia:

  • Dificuldades de interação e comunicação
  • casalDificuldades sexuais
  • Distúrbios emocionais
  • Educação dos filhos
  • Infidelidade ou traição
  • Violência Doméstica
  • Estresse: Casais que possuem uma vida muito agitada, muitas vezes por excesso de preocupação ou cansaço, podem focar mais em outras áreas da vida privando o relacionamento quanto às suas necessidades
  • Discussões constantes Dificuldades financeiras ou disputa por dinheiro

Como a Psicoterapia de Casal Pode Ajudar no Relacionamento?

casalAuxiliar na comunicação entre os parceiros. Compreender os objetivos individuais dentro da relação. Aprender a lidar com as diferenças individuais. Aprender a participar e assumir responsabilidades dentro da relação. Cessar qualquer tipo de competiçã o entre ambos. Compreender as necessidades do outro. Superar qualquer tipo de infidelidade ou traição. Resolver algum tipo de problema sexual a fim de uma vida sexual mais satisfatória melhorar a qualidade geral do relacionamento e a satisfação conjugal.

 

Como Funciona a Psicoterapia de Casal ?

casal6A psicoterapia de casal trata-se de um tratamento em que ambos os parceiros participarão do processo psicoterapêutico e abrange qualquer tipo de relação amorosa: namoro, noivado, casamento, entre outros.

Deve haver uma disponibilidade de ambos os parceiros para o processo de psicoterapia. É fundamental o comprometimento com a evolução do relacionamento, ou seja, a satisfação no relacionamento compete a ambos.

Há uma entrevista inicial com o casal que tem a finalidade de mostrar um pouco do trabalho do psicólogo e compreender a queixa do casal.

As sessões são realizadas uma vez por semana com duração de 50 minutos e geralmente as sessões iniciais são realizadas individualmente para que o psicólogo possa conhecer cada um e a situação como um todo. Não há um prazo estipulado para a duração do tratamento, porém, este processo costuma ser mais breve se comparado à psicoterapia individual, sendo que o tempo mínimo previsto é estimado em três meses.

Algumas questões individuais interferem no relacionamento como o ciúmes ou situações de abuso ou traumas e nestes casos serão necessárias sessões individuais complementares, além das sessões com o casal.

O psicólogo possui conhecimento e experiência clínica para ser imparcial e respeitar os parceiros individualmente dentro do processo psicoterapêutico.

casal9Com o auxílio do psicólogo, a terapia se torna um espaço onde o diálogo entre o casal é facilitado, além de possibilitar também a identificação das dificuldades e a descoberta de novas alternativas de ações e soluções dos conflitos. Ele será um mediador que irá procurar compreender as duas vertentes do problema, ajudando o casal a dialogar, buscar soluções, aconselhando-os.

Com este trabalho em conjunto, o casal torna-se consciente de algumas formas “doentes” de se relacionar e de se comunicar com o outro e as mudança internas começam a ocorrer.

A terapia auxilia na tentativa da reconciliação e melhora do relacionamento, mas o que pode ocorrer é que ambos concluam que serão mais felizes separados e a terapia pode auxiliar neste momento também a enfrentar essa situação de forma mais tranquila

© 2020 Silvia Regina - todos os direitos reservados​

Fale com a Psicóloga
Olá, como posso te ajudar?