Porque muitos relacionamentos acabam?

092412_1324_Porquemuito11Nos atendimentos psicológicos os casos se repetiam com a mesma indagação: Porque meu relacionamento acabou?

É bastante curioso como as pessoas conseguem “descuidar” do seu relacionamento amoroso em função de ambições profissionais, status, posição financeira, obrigações domésticas, filhos, etc.,,etc..

Os casais deixam de conversar, pois estão sempre muito ocupados com tantas coisas e outras prioridades que não conseguem enxergar o que estão fazendo com seus próprios relacionamentos. A situação chega num limite em que não se compartilham mais os momentos básicos do dia a dia: as refeições. O diálogo a respeito de como foi o dia e, desta forma, o parceiro sequer consegue perceber as necessidades do outro. É como se o outro fosse invisível, afinal ele não consegue mais enxergar nem a si próprio. Já que está muito preocupado com a ascensão na carreira, o sucesso ou qual o tipo de carro que precisa comprar… É uma cobrança interna tão intensa que a pessoa se dedica sem limites a algumas coisas que considera como importantes e perde-se a si mesmo nessa busca interminável….

relacionamentoParece que o afeto, o carinho e a atenção são banalizados e deixados em segundo plano e aí justificamos: Ah!! é a nossa vida que é corrida, não dá tempo de muita coisa!!!

Muitas vezes as pessoas ficam tão focadas no que acreditam ser o mais importante que por mais que o parceiro tente mostrar que algo está faltando, ou algo está errado neste relacionamento ele não consegue perceber que existe um problema.

O parceiro

relacionamentoO parceiro sente falta de atenção, vive uma relação quase unilateral que se torna chata e cansativa, onde vive na maioria do tempo como um mero espectador de um filme que nunca acaba. É portanto um relacionamento pobre, já não há trocas, nem admiração.

O sentimento acaba, assim outras pessoas passam a ser mais interessantes, pois oferecem um carinho que o parceiro não ofereceu. Ganham atenção e percebem uma energia do “lado de fora” que parece não mais existir dentro do seu relacionamento.

Precisamos nos questionar: O que estamos querendo tanto alcançar? Será que não é uma busca sem fim? Muitas vezes estamos tentando suprir nossas carências e provar pra nós mesmos que somos capazes, pois não acreditamos que somos. E ficamos buscando esta auto aprovação fazendo hora extra todos os dias no trabalho para ser reconhecido. Superprotegendo nossos filhos para “garantirmos” que eles não nos abandonem e deixamos de lado nossas relações afetivas.

Veja Todos os Post. me acompanhe pelo Instagram, Facebook e YouTube.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

13 comentários em “Porque muitos relacionamentos acabam?”

  1. blank
    Patrícia Paiva

    Boa noite eu estou sofrendo muito por não ter me entregado de corpo e alma num relacionamento com um homem q cuidou de mim.me pediu em casamento. Brigou me xingou tbem.eu o culpo pela minha situação financeira hje pois entrou em minha vida como consultor de empresa acabou entrando em tudo .E hje acabou o relacionamento a empresa anda mau eu depressiva angustiada ele impôs que eu saísse da empresa .aceitei .Por não aguentar mas pressão de todos os lados. E num hje me sinto sozinha .E me culpo todo instante. Tá certo isso?
    E ele está sempre otimo alto astral .E eu p baixo e fico querendo ele .isso é amor ?

  2. blank
    Urias braz

    Acho que nossos maiores medos sejam daquilo que nós somos. Nós nascemos sozinhos e assim também morremos, mas temos medo, medo da solidão, medo da morte. Creio que embora hoje em dia se exalte muito o próprio eu, se de muito valor a construção pessoal, todos sentem a necessidade de companhia, de carinho. O amor não é um sonho, ou apenas uma palavra abstrata que foi criada, é a decisão que uma pessoa toma de conquistar o outro todos os dias pelo resto de dias que tiver. Mas muitos não entendem isso, não veem dessa maneira, buscam no outro espelhos de si mesmos, e esquecem dos mínimos detalhes, e com certeza tudo na vida é feita pelos mínimos detalhes. Não existe regra, nem modo certo de se amar, isso é uma particularidade dada a cada um de nós, uma liberdade que podemos construir. Muito interessante esse assunto.

  3. blank
    Jose Matias Cunha

    Eu conheci uma mulher maravilhosa não sei se e amor o paixão estamos dormindo juntos há 3 meses rola sexo várias vezes por dia mas tem um pobrema ela quando se encontro com um parente como primo ou genro ela abraça e dar beijo no rosto isso me deixa com muito ciúme agora já estou deixando de ter tesão por ela não estou gostando mas dela será que estou errado alguém pode me ajudar

  4. blank
    Tayrine

    Sou casada . Tivemos uma filha linda, ao nascer da minha filha voltamos( na minha gestação estávamos separados) , foram os 3 primeiros meses mais importante da minha vida.. daí vim morar com ele, ao passar os dias ele deixou nosso amor esfriar.. hoje já não sinto mais nada por ele, ele não é carinhoso, não me da atenção, “respeito “.. enfim, ele mudou totalmente daquele homem que ele era ao nascer da nossa filha . . Fico triste, mais irei tocar minha vida daqui em diante .. cansei de ser trouxa … lavar, passar, cuidar e cozinha é não ter nenhum reconhecimento.. tudo cansa!

  5. blank
    Livia Gomes

    Olá! muito interessante a matéria! Estou passando por uma situação complicada. Namoro a 3 meses, porém eu e meu namorado passamos a maior parte do tempo juntos, dormimos juntos todos os dias e nos finais de semana não nos separamos nem um instante. Ele, sente muito tesão por mim e almeja sexo todos os dias. Eu sinto tesão por ele também mas não tenho mais sentido vontade de ter relação todos os dias, isso é normal? Brigamos toda semana praticamente e os motivos basicamente são os mesmos, falta de sexo, ciume alguma palavra mal colocada. Penso eu que o fato de passarmos a maior parte do tempo juntos, esteja estragando nosso relacionamento. Eu o amo, porém já me imaginei algumas vezes solteira e as vezes me sinto mais tranquila com a ausência dele…não sei como explicar. Será que nosso relacionamento esta acabando? Nos nos damos muito bem quando não estamos brigando. Damos risadas, trocamos carícias….não sei o que fazer sinceramente. Gostaria de um toque profissional. Obrigada!

  6. blank
    Maria Alice

    Na verdade nunca o homem que está do seu lado é seu possa ter certeza que querendo ou não eles vai olhar pra outra mulher . Sabe porque ? Pq ele já conhece nos sabe de tudo que acontece com nós mulher sabe o carinho ja sabe o jeito que temos dai eles homem vão cansando disso e vai comessar olhar pra outras mulheres pq as outras mulheres no momento são diferente pra eles outro sorriso outro jeito outro carinho então vao querer descobrir coisas novas mesmo ele gostando de vc mas o sentimento dele vai ser maior inda mas se ele conversa com outras mulheres ai sim o coração vai bater diferente. Mulheres nos tem que se valoriza sei que é difícil nos deixa a pessoa que ama mas se for preciso larga pra nos ser feliz vamos ter que fazer no relacionamento não existe perfeição com as brigas que torna amor .homem não existe um so .existe milhares então se valoriza se vc gosto desse por causa do jeito dele imagina outros que serão melhores ainda agora se eles tá valoriza ai e com vcs mulhres valoriza tbm

  7. blank
    Jéssica Luana

    Eu estou muito chatiada ,acabei de termina um relacionamento de 03 anos com meu namorado mais não sei se é realmente oque eu queria . Mais li o texto e me identifiquei ,outras pessoas de fora passam a ser mais interessantes 🙁

  8. blank
    .....

    Infelizmente depois de 6 anos que eu julgava serem maravilhosos, o meu noivo, isso mesmo, rs o meu noivo, mandou uma mensagem de texto, dizendo que estava infeliz , e que não sabia se era amor mais. Ele me amava, tinha medo de me perder, mas não era mais amor de casal.
    estamos juntos há 6 anos, e depois de tudo isso, voce simplismente recebe uma mensagem, dizendo , “Estou infeliz, não te amo mais? ” Não sei se é um egoísmo, mas estou no chão. Pois no meu caso, além de não ter retorno, meu companheiro ainda, foi claro que estava há tempos “forçado” comigo.
    meus sentimentos no momento, são de chatiação e perplexidade. Pois se em 6 anos, não conhecemos uma pessoa, eu imagino iniciar uma nova relação .. =(

  9. blank
    muito bom

    otimo o assunto parabens….precisamos falar mais sobre o assunto

  10. blank
    CREUZA

    TBM GOSTEI MT DO COMENTÁRIO, PRECISAMOS AGIR ENQUANTO HÁ TEMPO, POIS SE QUERERMOS AGIR, QUE AGIMOS HOJE, POIS O AMANHA TALVEZ PODE SER TARDE D+.

  11. blank
    Renata

    Muito interessante! existe momentos em que damos mais valor ao que esta distante e esquecemos de quem esta ao nosso lado nos apoiando e nos amando. Hj minha maior prioridade e minha familia e consulto sempre com eles o que for melhor pra todo antes de tomar decisoes. adorei as dicas grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 Silvia Regina - todos os direitos reservados​

Fale com a Psicóloga
Olá, como posso te ajudar?