A Depressão na Terceira Idade

idoso, terceira idadeO tempo vai passando e um dia você se vê diante do espelho e se depara com marcas de expressão em seu rosto, parece que seu corpo não funciona com a mesma energia e vitalidade de antes.

É…chegou mais uma nova etapa da vida. Muitas pessoas chegam a esta fase aproveitando intensamente, o que talvez no passado, em função da correria e do excesso de responsabilidades não tiveram a oportunidade de viverem.

Por outro lado muitos idosos não conseguem lidar naturalmente com as mudanças do corpo, da rotina, sentem-se excluídos, rejeitados e com a sensação de que não são mais úteis.

Na verdade, de modo geral, o problema central dos idosos não é a saúde fragilizada e sim a forma como se enxergam diante desta nova fase, pois com uma baixa auto estima isolam-se socialmente e limitam seu potencial.

É fato que a resistência do nosso organismo ao longo da vida vai diminuindo e assim como qualquer máquina perdemos nossas reservas e ficamos mais debilitados.

Por outro lado, precisamos considerar que existem alguns fatores psicológicos que auxiliam no fortalecimento do nosso sistema imunológico como a: auto estima, o estabelecimento de vínculos sociais saudáveis que propiciem a troca de afeto e atenção, além do apoio emocional da família.

Estudos comprovados demonstram que a saúde de modo geral fica comprometida quando nos isolamos e escolhemos a solidão como nosso maior companheiro.

Algumas doenças como a hipertensão, fibromialgia, psoríase e falta de vitamina D são comuns na terceira idade e possuem relação com o nosso estado emocional, ou seja. A forma como muitos idosos lidam com a velhice causa um impacto em sua saúde tanto emocional como física.

Como Aceitar uma Nova Fase

A maior dificuldade dos idosos é conseguir admitir para si próprios que o tempo passou e que terá que se adaptar a uma nova fase de vida. Porém, isto não deve ser visto como algo ruim e negativo.

A maior dificuldade do idoso em viver intensamente a terceira idade é a ideia de que somente as fases anteriores eram boas.

Ao longo do nosso desenvolvimento aprendemos que o período em que devemos “investir” em projetos de vida se limita à juventude e se não conseguimos fazer isto nesta fase, não temos muito a fazer depois.

A fase da velhice é percebida pela sociedade como o fim. Não há mais tempo para mudanças e por isso muitas pessoas não acreditam na necessidade da psicoterapia como um tratamento eficaz para pessoas idosas. O idoso é visto pela sociedade como alguém incapaz de mudar suas crenças, pois é alguém que está fraco e impotente. Que visão pessimista e derrotista!

A terceira idade.

Será que temos que produzir e ser bons o tempo todo? Ou a sociedade nos exige isso? Será que só o corpo jovem e cheio de energia é o que devemos valorizar? E a experiência que temos hoje em relação a tudo o que vivemos em nossa adolescência? Será que não conseguimos valorizar isto? Podemos fazer muito e na terceira idade é comum acreditar que não podemos fazer mais nada, pois não é exatamente isso que a sociedade valoriza.

O idoso precisa perceber e se conscientizar que se perdemos a energia para algumas coisas, descobrimos outros prazeres. Não temos o pique para uma corrida, mas conseguimos respirar o ar profundamente em uma caminhada. Algumas coisas simples da vida que não tínhamos oportunidade de viver de forma tão intensa na juventude… Ser idoso significa acumular aprendizados e experiências e não deixar de viver esta fase por acreditar que o melhor já passou…

Aposentadoria

Quando o idoso se aposenta também tem a tendência a se isolar, pois é acometido por uma sensação de inutilidade. Mas porquê? Será que já não cumprimos com a nossa obrigação e não está na hora de desfrutar um pouco também?

Na nossa sociedade parece que vivemos o tempo inteiro sobre pressão e cobrança. É como se não pudéssemos relaxar, pois temos a sensação que não estamos fazendo a nossa parte.

O trabalho é importante e valoriza o homem, porém, não deve ser uma obrigação para a vida inteira. Assim sensação de estar parado pode ser substituída por uma atividade de lazer. Pois assim na terceira idade é importante manter-se ativo para manter uma mente saudável e feliz.

Veja Todos os Post,me acompanhe pelo Instagram, Facebook e YouTube.

Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 comentários em “A Depressão na Terceira Idade”

  1. blank
    Anonimo

    O Pior que acho no envelicimento e a falta de expresao por esquecimento, as vezes sabemos o sentido porém esquecemos as palavras adequadas. Sou uma idosa maior de 90anos

  2. blank
    Fátima Mota

    Isso, os idosos precisam perceber q esse tempo ê de colher, por já terem contribuido com uma grande parte da vida trabalhando e nessa fase pode-se viver de forma mais prazerosa e até com trabalho e estudo, mas sem tanta pressão e estresse comi antes, não?!

  3. blank
    Ednalva Guedes

    Gostei do texto. Vou usar no meu trabalho.

  4. blank
    cassia

    texto pr palestra da melhor idade no usf adelaide

© 2020 Silvia Regina - todos os direitos reservados​

Fale com a Psicóloga
Olá, como posso te ajudar?